Como ser próspero financeiramente (de acordo com a Bíblia)

Como ser próspero financeiramente (de acordo com a Bíblia)

Mas já vou logo dizendo: ser próspero financeiramente não significa ser bilionário, um ricaço, ou coisa do tipo. Ser próspero significa ter uma situação financeira superior as suas necessidades financeiras.
E mais: trilhar o caminho rumo a prosperidade financeira, não é fácil. Entretanto, este não é um caminho desconhecido, afinal, a Bíblia revela claramente como conquistar a prosperidade financeira.
Sim… a Bíblia possui princípios para que você tenha uma vida próspera. Inclusive, já publiquei aqui uma lista absolutamente completa com 140 versículos bíblicos sobre prosperidade.
Infelizmente, nem todos conhecem ou seguem esses princípios. Foi por isso que resolvi criar este artigo. Para revelar 7 Princípios Bíblicos para que você conquiste a tão sonhada Prosperidade Financeira.
Então, continue lendo e descubra como ser próspero financeiramente de acordo com a Bíblia.
Vamos ao primeiro princípio.

1. Obedecendo ao Senhor

Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
Josué 1:8

A prosperidade duradoura está relacionada à obediência aos princípios bíblicos. Aqueles que seguem o que Deus determina, tendem a ser mais prósperos.
Quando analisamos a história do povo israelita, podemos notar isto. Quando o povo seguia os estatutos divinos, havia prosperidade. Veja:

Se andardes nos meus estatutos, e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes, então eu vos darei as chuvas a seu tempo; e a terra dará a sua colheita, e a árvore do campo dará o seu fruto;
E a debulha se vos chegará à vindima, e a vindima se chegará à sementeira; e comereis o vosso pão a fartar, e habitareis seguros na vossa terra.
Levítico 26:3-5

Mas quando a nação se afastava de Deus, o povo perecia:

Mas, se não me ouvirdes, e não cumprirdes todos estes mandamentos,
então assim os tratarei: eu lhes trarei pavor repentino, doenças e febre que tirarão a visão e lhes definharão a vida. Vocês semearão inutilmente, porque os seus inimigos comerão as suas sementes.
Levítico 26:14, 16

Evidentemente estas são palavras direcionadas a nação de Israel no tempo da lei (vivido no Antigo Testamento) e hoje vivemos no tempo da graça (Novo Testamento).
Mas não se engane, aqueles que seguem os princípios bíblicos estão mais propensos à uma vida de prosperidade. O próprio Jesus, em pleno tempo da graça, disse que são felizes os que observam a palavra de Deus (Lucas 11:28).
Em Tiago 1:25 existe outra passagem linda que comprova este fato:

Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.
Tiago 1:25

Ser feliz naquilo que fizer, significa ser próspero. Portanto, a obediência ao Senhor contribui sim para a sua prosperidade na terra.

2. Buscando a Deus

E toda a obra que empreendeu no serviço da casa de Deus, e de acordo com a lei e os mandamentos, para buscar a seu Deus, ele a fez de todo o seu coração e foi bem sucedido.
2 Crônicas 31:21

Do mesmo modo que obedecer a Deus traz prosperidade, a busca por Deus também traz, veja:

Ele continuou a procurar Deus nos dias de Zacarias, que tinha entendimento através da visão de Deus; E enquanto ele procurava o Senhor , Deus o prosperou.
2 Crônicas 26:5

O Salmo de número 1 fala sobre o poder das influência. Este salmo diz que quando sentamos a roda dos escarnecedores, podemos ser influenciados por eles.
Trazendo para o assunto deste artigo (que é: como ser prospero), podemos perceber que quando buscamos constantemente a presença de pessoas corruptas, mentirosas, infiéis, maus profissionais ou que traem seus cônjuges, estamos mais propensos a agir como eles.
Certa pessoa disse que você é a média das cinco pessoas com quem passa mais tempo. Ou seja: se você passa muito tempo com sonegadores de impostos, você tem mais chance de sonegar impostos. Se passa muito tempo com quem não é fiel ao seu cônjuge, a chance de você cair na infidelidade é maior.
A Bíblia demonstra isso no seguinte provérbio:

Quem anda com os sábios será sábio; mas o companheiro dos tolos sofre aflição.
Provérbios 13:20

Todavia, quando buscamos a Deus, Ele passa a ser uma grande influência em nossas vidas. Logo: nos tornamos mais parecidos com Ele.
Diante disso, me responda: Deus é, ou não é, próspero? Claro que é!
Então dedique-se mais a passar tempo com Ele. Aprenda com Ele. Tenha prazer na presença dEle.
O Evangelho de Mateus confirma o que acabei de dizer, confira:

Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Mateus 6:31,33

Neste ponto, não posso deixar de chamar a sua atenção para algo. O versículo diz buscai primeiro o reino de Deus. Mas não está escrito buscai somente o reino de Deus.
Faço essa ressalva pois muitos cristãos, com base neste versículo, pensam que basta buscar por Deus que terão prosperidade financeira. E isto é um mito “bíblico” sobre dinheiro!
Pense bem… quantos cristãos você conhece que buscam a Deus constantemente e possuem uma vida financeira complicada? Eu conheço muitos.
Mas por que isso acontece? Por que buscar a Deus não é o único princípio de como ser próspero. É por isso que neste artigo estou descrevendo 7 princípios.
Dito isso, vamos ao próximo principio.

3. Buscando a justiça

Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.
Salmos 37:25

O salmista Davi é enfático ao dizer que ao longo de sua vida nunca viu a descendência do justo a mendigar.
Escute o que vou dizer: se você quer prosperar, seja justo! Justo com as pessoas, justo nos impostos, justo no trato com o dinheiro.
Conheço cristãos que usam energia elétrica ilegalmente por meio de “gato”, que não declaram o imposto de renda quando deveriam declarar e que não devolvem o troco dado de forma errada. Ai eu te pergunto: como ser próspero agindo dessa forma?
A verdade é que todos estes “cristãos” possuem uma vida financeira péssima, cheia de dívidas e privações financeiras.
Existem alguns ditados populares que são uma afronta a Palavra de Deus. E um destes é aquele que diz: se ficou rico é por que roubou. Isso é pura mentira! Para possuir riqueza financeira (de forma duradora), é preciso ser justo.
Muitos veem os escândalos de corrupção mostrados nos teles jornais apenas por uma ótica: roubou, ficou rico!
E o outro lado da moeda? O outro lado da moeda diz: roubou, foi preso! Roubou, não tem paz! Roubou, vive com medo de ser pego!
Salomão escreveu que o salário do justo traz vida, mas a renda do ímpio traz castigo (Provérbios 10:16). Jesus no sermão do monte disse que aqueles que tem fome e sede de justiça são felizes (Mateus 5:6). Já o salmista diz que os justos viverão na presença de Deus (salmos 140:13).
Portanto, não se esqueça: para uma prosperidade duradora, justiça e honestidade são pré-requisitos.
Por Apóstolo Mauricio Palhuca

fale conosco 24 horas por dia
fale conosco 24 horas por dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat